Cidadania Italiana

Com o reconhecimento da cidadania italiana, seu sonho de estudar na Europa fica muito mais fácil de realizar. Conheça todas as vantagens.

Muitos brasileiros têm o sonho de estudar na Europa. Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, França, Suécia, Irlanda e Reino Unido são os destinos mais procurados. Além do estilo de vida atrativo, esses países possuem universidades bem conceituadas para compor um currículo invejável.

Mas para realizar esse desejo, não basta sonhar. É preciso trabalhar duro e planejar tudo com muita antecedência, pois o processo é burocrático e o investimento é alto.

Entretanto, há um caminho mais sólido para os brasileiros que têm o privilégio de reconhecer sua cidadania italiana. Se este é o seu caso, conheça as vantagens de estudar na Europa sendo cidadão italiano.

O poder do passaporte italiano

Para começar, vale lembrar que o passaporte italiano é um dos 3 mais poderosos do mundo. Ou seja, ele permite viajar a uma grande quantidade de países, sem a necessidade de um visto de estudo ou trabalho. Então, ao ter a cidadania italiana reconhecida, você também terá o passaporte.

Com cidadania italiana há mais vagas nas universidades e anuidades mais baixas

Na Itália, 90% das Universidades são públicas. Existe um valor a ser pago, que vai depender da renda anual da família. Ou seja, é justo. Para cidadãos italianos este valor fica na média de 1.500 a 2.000 Euros por ano.

Porém, para cidadãos estrangeiros esse valor chega a quadruplicar, quando não mais. E além de pagar uma anuidade imensamente mais alta, as vagas são muito limitadas. Inclusive nas Universidades privadas.

Essas regras não valem apenas para a Itália. Se você tiver a cidadania italiana, também terá acesso facilitado a Universidades de todos os países do Espaço Schengen. Este, é composto por 22 Estados-Membros da União Europeia e 4 de fora. Os países de fora são: Islândia, Noruega, Suíça e Listenstaine.

Apenas 5 Estados-Membros da União Europeia não fazem parte do Espaço Schengen. São eles: Bulgária, Croácia, Irlanda, Romênia e Reino Unido. Isso não significa que cidadãos italianos não possam circular livremente nestes países. Apenas, que estarão sujeitos a controles mínimos de verificação de identidade.

Cidadania Italiana

Qualidade do ensino

É claro que a qualidade do ensino é a razão que move muitos brasileiros a quererem estudar na Europa. E de fato, é superior.

Desde o período escolar, os cidadãos italianos recebem um nível mais avançado de ensino. Quando terminam a escola, que se estende a cursos profissionalizantes, os estudantes já estão bem preparados para ingressar na Universidade.

Portanto, uma pessoa que terminou toda a escola no Brasil e vai ingressar em uma Universidade italiana, poderá encontrar algumas dificuldades, por não ter tido contato com diversos tipos de conteúdo.

Esse fator não deve ser visto como uma limitação para você que deseja reconhecer sua cidadania italiana para estudar na Itália. Basta se preparar e enfrentar o desafio, pois o crescimento intelectual que o espera é imensurável.

O que queremos mostrar com isso, é que vale a pena fazer o reconhecimento da cidadania o quanto antes for possível. Inclusive, se tiver filhos na idade escolar e puder ingressá-los no ensino regular italiano desde cedo, as vantagens serão imensas.

A cidadania italiana não tem prazo de validade

Quando reconhece sua cidadania italiana, você se torna um cidadão com os mesmos direitos e deveres de italianos natos.

Por isso, nunca haverá o risco de ter que voltar para o Brasil e interromper os estudos. Ao menos, não por causa de um visto vencido, por exemplo. Você estará livre dessa burocracia, podendo permanecer na Europa por tempo indeterminado.

Planejamento de carreira e aperfeiçoamento profissional

Pela razão citada no item anterior, durante o período universitário, você já pode planejar sua carreira com tranquilidade. Pois poderá trabalhar ou residir em qualquer país da União Europeia ou do Espaço Schengen pelo tempo que desejar.

Mesmo que você queira estudar na Europa, mas construir carreira no Brasil, ainda é muito vantajoso ter a cidadania italiana. Dois motivos são os principais.

1 – Você pode continuar indo à Europa realizar especializações e ter experiências profissionais ao longo da carreira. 2 – Ter uma graduação, pós, mestrado ou doutorado no exterior valoriza muito seu currículo no Brasil.    

Programa Working Holiday Visa

O Programa Working Holiday Visa é uma bela experiência de vida. Trata-se de um visto para que jovens viajantes tenham férias estendidas na Austrália ou Canadá, trabalhando e estudando a curto prazo.

O visto se limita a jovens de 18 a 30 anos e com permanência de 12 meses. Cidadãos brasileiros não têm acesso a este programa. Mas cidadãos italianos sim.

Esperamos ter fornecido informações úteis e que tenham convencido você de como é vantajoso aproveitar essa oportunidade. Reconhecer sua cidadania italiana é um investimento para a vida. Não só para a sua formação acadêmica e profissional, mas que você pode passar para seu cônjuge, filhos e netos. E quanto antes começar o processo, mais poderá usufruir dos benefícios.

A EuroItaly pode ajudá-lo a iniciar seu processo de reconhecimento da cidadania italiana desde o início. E de forma mais rápida e organizada do que se fosse optar por fazer tudo sozinho. Entre em contato com nossa equipe e faça uma avaliação gratuita do seu caso!

Rolar para cima
Rolar para cima